sábado, 5 de março de 2011

Olá, eu sou Heagle. - criação do personagem.

É uma dúvida bem comum entre os aspirantes a escritores. "Como criar um personagem"?

Bem, até hoje não faço ideia. Fui criando, escrevendo, até ver os personagens que tenho hoje. Mas na verdade, todos eles sofrem modificações consideráveis, conforme o tempo. Não vou dizer que minha Sophia é a mesma de quando tive a primeira ideia do livro. Praticamente diferente... com alguns pontos centrais que decidi manter.

Em 2006, Sophia Christine Carew se chamava Christine (me inspirei na protagonista de Phantom of the Opera). A história, não se passava em Alto da Colina, o mundo que posteriormente vim a criar. Eles eram pessoas normais, com poderes. Em uma certa altura, todos eles iam se unir para lutar contra Della Louise (essa, desde então, se mantém como a original), uma rainha "duhell". Muito clichê, meio óbvio, mas na época, era uma simples diversão. É...e foi aí que comecei tomar gosto pela coisa.

Fiz uma espécie de agenda, e formei nomes que eu considerava bonito, para cada personagem que pensei, nessa minha breve historia clichê. Foi aí que surgiu boa parte de meus personas.

Mantive Magnus Murphy como um mago poderoso. Jonathan, um rapaz irritadiço e ignorante. Sophia e Marin, moças leais. E assim vai.

Mas minha surpresa, realmente, foi ver como a história mudou. Ela ficou mais sombria, os personagens mais maduros, e vários clichês foram postos de lado. Criei um mundo, criaturas, países, pessoas... e isso foi meio que "do nada". Eu não havia notado o quanto eu estava criando, mas eu estava. Por isso não consigo achar uma forma de descrever a criação do personagem, mas tem alguns tópicos que me ajudaram muito.

- A princípio, me inspirei em amigos. Depois, fui pensando em pessoas que não existiam, e como elas agiriam sobre tal assunto.
- Depois de conseguir reunir algumas personas, tentei escrever a história da pessoa (mesmo se essa não seja totalmente revelada na história). Você encarna como se fosse ela, e vê como se ela vesse. É muito foda.
- Ache fotos. Voce não sabe como é a aparencia deles? Pega foto de atores que vocês gostem. No meu caso, muitos são cantores, como M. Shadows (que parece meu Jonathan) e a Simone Simons (Marin).

Bem, espero ter ajudado alguém (isso, alguém) com esse post inútil. E dito e repito: ODEIO ESSA CHUVA MALDITA. E ignorem meus erros de português.

Aqui é Heagle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário